9 de junho de 2011

Resenha: Melancia

Melancia
Autora: Marian Keys
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 490

Com esse romance engraçadíssimo e irrevente, a autora irlandesa Marian Keyes conquistou milhares de leitores no Brasil e no mundo. A protagonista Claire tem 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar o seu caso de mais de seis meses com a vizinha também casada. Claire, se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e muita depressão, bebedeira e choro. Mas ela decide avaliar os prós e contras de um casamento desfeito depois de três anos e quando começa a se sentir melhor, o ex-marido reaparece para convencê-la a assumir a culpa por tê-lo jogado nos braços de outra. Claire vai recebê-lo, no entanto, reservará uma bela surpresa para o ex.

Claire foi abandonada pelo marido assim que deu à luz a seu primeiro filho. Ela não podia acreditar que ele a estava trocando pela vizinha do andar de baixo, uma mulher "muito boazinha, de 35 anos". Arrasada emocionalmente, com um filha para se criar e com um corpo parecido uma melancia, ela decide deixar Londres para trás e voltar para Dublin, na casa de seus pais. Só que ao chegar lá, as coisas não andavam de vento em polpa: o pai à beira de um ataque de nervos, a mãe com fobia de cozinha e viciada em telenovelas e duas irmãs, uma, destruidora de corações; outra, fanática pelo ocultismo, viciada em drogas.
Nessa temporada em Dublin, Claire fica se lamentando sobre a separação com James, passar a passar o dia embriagada e entra em depressão, tendo atitudes um pouco irritantes. Mas esse período, fez com que ela abrisse os olhos e refizesse sua vida. A começar pelo novo interesse que surgiu sobre Adam, um colega de classe de sua irmã na faculdade. Adam, o lindo, sensível, educado e boa pinta. O problema é que Claire acha que Helen (sua irmã demolidora de corações) está apaixonada, pela primeira vez, pelo sensível e super fofo do Adam, e ela não quer magoá-la. E quando Claire pensa que sua vida está tomando um novo rumo, o tal do James, seu ex-marido, volta e tenta convencê-la a todo custo que ela foi a culpada pelo casamento ter ido pelo ralo, e por culpa dela, ele foi obrigado a procurar uma amante. É mole?!
Como uma boa mulher que se refez ainda mais forte, Claire surpreenderá a todos com uma bela surpresinha.

***
Em alguns pontos eu me diverti bastante com as paranóias da personagem. Em outros me identifiquei muito. A autora escreve exatamente, pelo menos acho eu, como uma mulher já se sentiu alguma vez na vida. Desde o momento em que você abre o seu guarda-roupa e não acha nada que lhe sirva, até mesmo os sofrimentos que uma dia foram causados por algum homem. A melhor parte é quando ela começa a perceber o que é o melhor a ser feito e decide dar a volta por cima.
Melancia é uma rara surpresa da literatura estrangeira, por esse motivo, não devemos estranhar o sucesso que Marian Keyes fez e faz. Retratando o universo de uma mulher dos 30 anos por meio de personagens carismáticos, suas reviravoltas com comentários hilários e feministas, alfinetadas são dadas ao comportamento masculino.
Um leitura, pode-se até dizer,  água-com-açúcar que foi montada com clichês cotidianos, mas certeiro na criação de uma boa história.

Até a próxima! =*

5 comentários:

  1. Adoooooooooro Melancia! Viciei na Marian despois que li Melancia também! Também resenhei esse livro e adorei! Beijos,

    C. Araújo
    ce-araujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente a-do-rei esse livro e recomendo pra todo mundo!
    Pena que muita gente ache a escrita da Marian um pouco cansativa. =/
    beijão

    ResponderExcluir
  3. É, me falaram ja isso :/ Eu simplesmente adoro o jeito que ela escreve!

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh me deu muita vontade de ler agoraaaaaaaaaaaaa
    ta na lista das minhas proximas compras hoho

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ler esse livro, pois uma amiga tem a coleção completa de livros da Marian e sempre me falou super bem deles...lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda..o livro parece ser super divertido e gostoso de ler!

    bjus

    ResponderExcluir