J. K. Rowling, a famosa escritora por trás da série Harry Potter e do recente suspense Morte Súbita, parece ter se envolvido em mais um caso. Ela vem secretamente utilizando o pseudônimo Robert Galbraith e, assim, escreveu o recente sucesso policial The Cuckoo’s Calling, publicado em abril deste ano. O livro conta a história de uma perturbada modelo que morre após uma queda. Seu irmão contrata Cormoran Strike, um veterano de Guerra que se tornou detective particular para realizar a investigação.
O interessante são alguns dos comentários acerca do livro antes da descoberta que J. K. havia escrito o livro: os resenhistas ficavam encantados com a forma que o autor descrevia roupas femininas (esquisito, pois é). Desde a publicação existia grande especulação acerca da autoria do livro. O escritor de livros policiais Peter James, declarou ao Sunday Times “Eu achei que era de um escritor maduro e não de um estreante”.
A autora afirma o seguinte: “Eu esperava manter esse segredo por mais tempo, ser Robert Galbraith tem sido uma experiência tão libertadora. Tem sido maravilhoso publicar sem toda aquele alvoroço ou expectativa e com o puro prazer ter um feedback sob um nome diferente”. Aí temos a justificativa do porquê dessa iniciativa da escritora: liberdade para escrever. O resultado foi excelente, visto que desde a publicação o livro já vendeu mais de 1500 cópias.
Uma das pistas que levaram à descoberta foi o fato de que J.K e “Galbraith”(seu pseudônimo), possuem o mesmo agente e editor. Além do livro tem sido publicado pela “Sphere”, que faz parte da editora que publicou “Morte Súbita”. E também algumas similaridades estilísticas.
A escritora revelou que David Shelley – o editor – foi um “verdadeiro parceiro neste crime”. Interessante é que o acontecimento não pode ser encarado como uma real surpresa, visto que a autora já havia revelado seu desejo de escrever literatura adulta utilizando pseudônimos. E, acredite se quiser, outro livro de “Robert Galbraith” está para ser lançado ano que vem!
Ainda não há data prevista para o lançamento no Brasil – fato é que com essa notícia, não deve demorar muito, e provavelmente virá com o nome da autora “verdadeira” em toda ação publicitária possível.
haha, que curioso...
ResponderExcluirPena que ela não pode curtir essa liberdade para escrever por mais tempo, porque já descobrimos :)
Bjs,
Laila Lizzy.
www.escritoriando.blogspot.com