2 de maio de 2013

Jogos e Seriados estão matando os livros?

Uma campanha da Associação de Editores de Madrid, sugere que atividades como jogos e séries de TV estão tirando a vez dos livros e matando-os. As ideias das representações são que quanto mais tempo você passa jogando ou assistindo TV, menos tempo terá para se dedicar a um livro.
Nas representações a seguir, verão um passarinho do Angry Birds derrubando um moinho em cima de Dom Quixote; em outra, é uma mistura de entre o Call of Dutty e o livro Pequeno Príncipe, onde este teria sido atingido por uma bala; e a baleia Moby Dick, do livro homônimo de Herman Melville, encalhada na ilha de Lost.

E o que vocês acharam dessa campanha? Além de muito bonita, achei bem impactante. Tanto pelas formas, quanto pelas expressões. A representação que mais gostei foi a do Pequeno Príncipe. 
E abrindo um parênteses, acredito que séries e jogos não devem ser os "culpados" de matar os livros; se houver um equilíbrio, tudo irá muito bem, obrigada. Eu sou uma leitora assídua, adoro séries (acompanho um monte!) e jogo de vez em quando (bem de vez em quando mesmo), além de trabalhar, estudar para as matérias da faculdade e manter esse blog. Ou seja, é tudo questão de adaptação e equilíbrio. 

4 comentários:

  1. Eu, como um bom leitor (Livros e quadrinhos), não creio que os jogos e séries de tv estão matando os livros, até porque quem gosta realmente de um bom e velho livro nunca para de ler, mas confesso que as histórias dos jogos atuais e das séries de tv estão cada vez mais atrativas a aqueles que gostam de um bom enredo. Um grande exemplo disso é a série "Game of Thrones" a qual por sinal é baseada em um livro (cronicas de gelo e fogo) e que, ao meu ver pelo menos, é uma obra de arte tanto em atuação quanto em adaptação da história, outro grande exemplo é o game "The witcher" que ja vem ganhando muitos fãs ao longo dos anos com uma história muito bem feita e que por sinal também foi baseada em um livro que conta a história de Geralt Z Rivi, (ou Geralt of rivia para os gamers) um caçador de bestas treinado desde pequeno para ser o melhor naquilo que faz, também podemos citar o game "Alan Wake" em que um escritor de histórias de terror famoso vai para uma pequena cidade para tirar férias e sem explicação nenhuma percebe que a cidade foi envolvida pela história do livro e deve fazer o possível para salvar sua esposa. Para aqueles que gostam de uma boa ficção científica, games como a aclamada série "Mass Effect" ,que conta a história de uma invasão alienígena de seres sintéticos, também é um prato cheio para aqueles que sempre buscam uma boa mistura entre game e história envolvente. Os livros são e sempre serão o carro chefe para grandes histórias e muitas vezes elas são aproveitadas em outros meios de entretenimento como filmes e jogos, e com o passar dos anos esse tipo de cultura só tem a enriquecer.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, conheci agora e já me tornei fã.

    Comentando o post: acho q séries e games são outras formas de literatura. Visto que as séries e os jogos de hoje atingem um teor literário de qualidade é até bem positivo existir esse tipo de mídia, até pq pessoas que nunca leram (ou leriam) um livro ao menos têm condições de enriquecer sua cultura.

    Assistir uma série como Lost por exemplo pode até levar a pessoa a pesquisar sobre assuntos relativos à série e quem sabe passar a gostar de literatura.

    E um jogo como Elder Scrolls V - Skyrim é de uma complexidade de personagens e histórias que alguns livros ficam até devendo.
    Mas de qualquer forma é muito bonita a concepção artística da campanha...

    ResponderExcluir
  3. Após os comentários que estão aqui, tenho poucas coisas a dizer:
    Exagero esse papo hehe.
    Tem tempo e espaço pra tudo.
    É como dizer que os filmes e novelas estão matando os livros.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a questão é bem simples, as pessoas estão mais preguiçosas, é muito mais fácil ver o seriado do Game of Thrones do que ler os livros, é muito mais cômodo e rápido também. Quem sempre gostou de ler continuará lendo.

    ResponderExcluir