26 de março de 2013

Resenha: O Noivo da Minha Melhor Amiga, Emily Giffin

O Noivo da Minha Melhor Amiga
Autora: Emily Giffin
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 352
Ano: 2005

Classificação: ★★★★

Sinopse: "O noivo da minha melhor amiga, conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça sempre foi reconhecida por si mesma e seus amigos mais próximos como a certinha e a boa moça, mas tudo isso muda subitamente em seu aniversário de 30 anos, durante a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy.
Meio deprimida por chegar aos 30 sem o marido e os filhos que imaginava ter a essas alturas da vida, Rachel bebe demais e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo de Darcy. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex.
E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga."

Sabe aquele tipo de livro que você não sabe ainda qual é o seu sentimento por ele? Pois então.
O Noivo da Minha Melhor Amiga é um livro narrado em primeira pessoa: a visão de mundo de Rachel, a protagonista e melhor amiga de Darcy. Aliás, o livro é narrado pela Rachel, mas praticamente gira em torno de Darcy.  Mas, vamos em partes.

O livro começa contando a noite de 30º aniversário de Rachel, e como ela é bem sucedida na sua vida profissional mas não tem sorte alguma no amor. Ok, quem acaba roubando a cena no aniversário de Rachel,  claro, é Darcy, coisa que ela sempre fez em sua vida. Além de ficar bêbada e dançar que nem uma louca, Darcy faz um discurso para anunciar o noivado com Dex, um amigo de longa data de Rachel.
Nessa mais aquela, Darcy vai embora super bêbada, acaba esquecendo s sua bolsa no bar, então Rachel e Dex acabam voltando ao lugar, sozinhos, para procurar a bolsa. Conversa vai e vem, eles acabam indo ao outro bar, mais algumas bebidas abaixo, um táxi dividido e um beijo é selado. E de um beijo para amassos na casa de Rachel, e de amassos a uma noitada. Rachel foi pra cama com o noivo de sua melhor amiga. Ai. Meu. Deus.
A partir daí, que a história começa a (des)enrolar definitivamente. O que Rachel não fazia ideia era de como seria tudo mais complicado: um sentimento antigo envolvido, uma amizade antiga envolvida, um novo amor, encontros, fossa e afins. Será que Rachel vai deixar de ser aquele menininha boazinha e encarar a sua melhor amiga? Será que agora, sendo uma mulher madura, ela vai conseguir deixar seus desejos e vontades à frente das vontades de outras pessoas?

Esse livro, além de ser um típico chick-lit clichê, também fala de superação. Por que? Rachel é uma mulher madura, mas muitas vezes, ainda age como se tivesse 20 anos de idade, com medo de errar e de se apaixonar por causa de um coração partido. E não só isso, mas ela abaixa a cabeça pra muitas situações, as quais mostram claramente que Darcy passa a perna, pisoteia e samba na cara de Rachel e ela simplesmente... concorda, abaixa a cabeça e diz que sim. A superação vai mostrar a personagem dando a volta por cima, e fazendo com que seu desejo (além de ser uma mulher determinada) passe por cima dos de outras pessoas.
Eu queria MUITO ler esse livro, antes de pegar pra ler Presentes da Vida. Já ouvi gente falando que não são continuação, mas que tem um pouco a ver um com o outro, então, dei preferência. Nunca havia lido nada da Emily Giffin, e posso dizer que me surpreendi bastante porque não esperava algo tão bom. Na verdade, eu até estava com um pézinho atrás. Mas bem, acho que esse livro superou minhas expectativas, e apesar de ficar em vários momentos a história ficar um pouco repetitiva e cansativa, o livro em si é gostoso e bem leve. Super recomendado. =)

Assisti o filme logo depois, e posso dizer que ele manteve bem a essência do livro. Claro, houve umas alterações aqui e outra acolá, mas nada que mudasse totalmente a história (como é o caso de vários filmes). Recomendado também! :)

Um comentário:

  1. Sempre tive vontade de ler, e pelo jeito parece ser muito bom!
    Adorei a resenha!

    E tem um selinho lá nlo blog pra você, espero que goste.
    Beijos

    Tag: Campanha de incentivo a leitura

    ResponderExcluir