6 de fevereiro de 2013

Literatura dos games

Uma coisa que anda bem frequente nos dias de hoje é a mistura de dois mundos: o da literatura com o do mundo dos games. Reinos fantásticos, heróis, vilões e histórias instigantes e arrepiantes são os elementos principais para fazer sucesso entre a molecada. Cada vez mais as tramas complexas se tornaram grandes o bastante para invadir as estantes e ganhar páginas e mais páginas de seus próprios livros.

A expansão de um universo para outras mídias começou com a saga Star Wars, do senhor George Lucas, que já conta há anos com aventuras derivadas da trama original em títulos para games, literatura e histórias em quadrinhos. Agora, enredos dos populares World of Warcraf, Diablo, Assassin's Creed e Uncharted, entre outros jogos, encontram sobrevida em publicações nas livrarias.

"Os brasileiros estão conhecendo isso agora, mas já vem de algum tempo. É uma questão de se inserir essa ideia nova na cultura dos gamers daqui, pois os videogames estão cada vez mais presentes na vida das pessoas", analisa o produtor de televisão Makson Lima Júnior, de São Bernardo.


Acostumada a passar horas na frente do computador controlando seu avatar no mundo de 'World Of Warcraft', Fernanda Thieni Lima, de São Caetano, está conhecendo outras tramas que se passam no mágico universo Azeroth nas páginas de 'World Of Warcraft - Marés da Guerra', de Christie Golden. "No início, fiquei meio receosa pelo fato de um livro tão pequeno (com 350 páginas) poder desenvolver tantas coisas em relação a uma trama enorme. Vi que o livro te deixa mais ligada com o jogo. Conforme vai lendo, você se sente como se estivesse lá, ainda mais porque já conheço esse universo virtual", afirma.

A qualidade dos livros conta com reflexo direto em suas vendas. "Os livros baseados em games não atraem somente os jogadores, mas os fãs de fantasia, ficção científica, romances históricos. Se somarmos as vendas dos livros das nossas franquias, temos mais de 560 mil exemplares vendidos no Brasil", revela Ana Lima, editora executiva do selo Galera Record, principal editora do gênero. Para este ano, o grupo planeja trazer para o Brasil mais duas publicações ligadas a 'World Of Warcraft' e lançar o primeiro volume ligado à série 'Mass Effect'.

Abaixo, algumas opções
- 'World of Warcraft: Marés da Guerra' 
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'God of War: A História Oficial Que Deu Origem ao Jogo'
(Leya, 384 páginas, R$ 29,90 em média)

- 'Assassin's Creed: Renascença'
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'Halo: Cryptum - a Saga Dos Forerunners'
(Editora Planeta, 320 páginas, R$ 39,90 em média) 

- 'Diablo III: A Ordem' 
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

- 'Battlefield 3: O Russo' 
(Galera Record, 350 páginas, R$ 34,90 em média)

Por Priscila Guerra. Adaptado de: Diário do Grande ABC

3 comentários:

  1. Gostei muito das sugestões! :D Mas eai, quer participar de um super sorteio valendo o box do 50 tons ou os Extras de HP? Só conferir lá no blog: http://booksmyloves.blogspot.com.br/2013/02/super-promocao.html

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post.

    Bem interessante.

    Realmente, acho que há uns dois anos tenho visto livros relacionados a jogos sendo lançados e fazendo MUITO sucesso.

    Ainda não li nenhum destes livros mas tenho certa curiosidade.

    Beijinhos,

    Thais P.

    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. tem o livro do uncharted : O quarto labirinto que é mto bom tbm ^^ esta em torno de 33 reais recomendo mto esse livro

    ResponderExcluir