22 de maio de 2012

Resenha: @mor - Daniel Glattauer

@mor 
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 188

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner, Ela pe casada; ele ainda está digerindo o fracasso de seu último relacionamento - e nada como a curiosidade, instigada por frases bem-encadeadas numa caixa postal eletrônica, para que os dois se esqueçam dos obstáculos e sejam impelidos a marcarem um encontro. Mas a expectativa é uma faca de dois gumes, trazendo o medo de que a realidade não esteja à altura da fantasia. Este romance de estreia de Daniel Glattauer, campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, explora, o ambiente so século XXI, sentimentos compartilhados por amantes de todas as gerações.


  Esse livro passou na frente de muitos da minha lista, porque desde que recebi ele da Suma de Letras, eu estava SUPER curiosa para saber da história. E vou confessar, nesses tempos e pra quem vive no computador (que nem eu eu hehe) é "fácil" ver as pessoas tentando encontrar um amor através desse meio. Posso dizer, que senti um carinho enorme por esse livro, porque vivenciei uma história parecida... bem parecida, mas não era por meio de e-mails, e sim por tweets (!!). Com as certezas e inseguraças, duvidas e tudo o que temos direto. Pois é, essa é um pouco da minha história com o Tico.

  A história do livro que tem um quê de tudo. Ou melhor, é um pacote que vem tudo com o Amor: saudades, insegurança, ciúmes, paixão, desejo...
  Ela começa quando Emmi tenta cancelar sua assinatura da revista Like, mas por engano, ela acaba errando o e-mail e este vai parar na caixa de entrada de Leo. E depois de mais um erro de Emmi, e de uma mensagem tão vaga desejando boas festas de fim de ano, ela e Leo começam a trocar e-mails. Dias, tardes, noites, madrugadas regadas à vinho, solidão e vontade de estar perto, não havia hora para Emmi e Leo. A vontade intensa de se ver, de conhecer o mistério. Descrição de detalhes sobre a vida, a criação de uma vida virtual e paralela, já que na realidade, Leo era só um professor de Linguística () e pesquisador, já Emmi era casada e com dois filhos (que vieram com o marido). Ela era feliz no casamento; ele tinha medo de se envolver com alguém que não fosse compatível. Mas eles sentiam falta um do outro, precisavam um do outro. Os "bom dia" e "boa noite" se tornaram horas de conversas a fio. Mas, uma relação baseada por mensagens eletrônicas e num mundo virtual tende a se tornar cansativa e o futuro depende somente de uma decisão que poderá mudar  a vida deles: continuar com o e-mails, parar com os e-mails... ou então se encontrar. Mas, se encontrar faria tudo perder a graça?

  A narração do livro é feita por e-mails (jura?), contando os dias, horas, minutos ou segundos de quando um ou outro responderam. É de leitura bem rápida por ter uma linguagem simples. Mas uma coisa que me "incomodou", se posso dizer assim, é a passagem do tempo: fiquei perdida em alguns pontos. E acho, também, que os personagens se gostaram em muito pouco tempo, e, em alguns pontos, a história poderia ser melhor descrita. Mas, pode ser que o autor queria passar isso mesmo e mostrar que esses relacionamentos que acontecem pelas redes sociais são "apressados". Mas claro, são só detalhes. A história é ótima e bem envolvente. Um livro bem simples, com uma capa bem simples, mas com um conteúdo - romance - lindo, mesmo eu esperando um outro final... Só lendo mesmo para saber o que acontece. :P



5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Priscila! Estou ansiosa para ler @mor! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. territoriodascompradorasdelivr23 de maio de 2012 às 21:12

    Oi, tudo bom?


    Sua resenha está ótima, fiquei muito curiosa para ler este livro,


    parabéns pela sinceridade e pelo trabalho belíssimo no blog.


    Continue sempre assim.


    Território das garotas


    @territoriodg


    Bjss *-*


    Passa lá no blog?


    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
     

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler ele *---------------* , comprei pelo sub e estou ansiosa para que chegue logo <3 huehuehuehuehue'. 

    Nossa que fofa que parece sua história com o Tico *-* , qualquer dia me conta isso hein? rs'.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira 

    ResponderExcluir
  4. André Luiz de Palma Grenge Sat24 de maio de 2012 às 22:10

    Tem mais informações desse autor ou projeto? O twitter dele que vc cita está todo em japonês xD fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, não é o twitter do livro, aquele. Por conta do nome, aparece o perfil do japonês.
    Sobre o autor, a única coisa que posso passar é que ele alemão :)

    ResponderExcluir