5 de março de 2014

Uma carta para mim mesma 10 anos atrás

A Blogagem Coletiva do Rotaroots desse mês já está no ar! Com o tema "Uma carta para meu eu de 10 anos atrás", inspirado no projeto criando pelo Hypeness.




Oi, Pri.

Eu sei que você prefere que te chamam pelo apelido. Você sempre achou que quando pronunciam seu nome todo, é porque estão bravos com você. Mas relaxe, você vai ver que tem gente que não é chegada em te chamar por apelidos.

Estou te vendo sentada na última carteira de uma sala de aula cheia de pessoas com roupas e tênis de marcas. Não se preocupe. Quando você tiver seu dinheirinho, vai poder ter também. Largue esses fones de ouvido que seu cabelo está escondendo. Você está tentando ficar transparente, usando essa camiseta que parece uma camisola, suas calças jeans meio largas e all stars, cabelos compridos e lisos presos. E você vai continuar com essa mania de se esconder até dez anos depois, e com uma certa dificuldade de superar isso, então, Priscila, escute bem o que vou lhe dizer:

- Você tem doze anos e tem mais peitos que todas as meninas de sua sala juntas. E isso não é pelo fato de você ser um pouco gordinha. Você vai ver que com o passar dos anos, isso vai piorar (e aumentar). Tente não se esconder atrás de roupas largas e sorria mais, mesmo que você odeie esse aparelho freio de burro que você usa. Pode ter certeza que você, um dia, será a dona de um sorriso lindo (e ele será muito elogiado).

- Não tenha medo de se expor. Sabe as aulas de leitura? Então, leia em voz alta, Priscila! Leia, pois isso fará parte de seu futuro. Eu sei, aquele livro que a escola deu para ler esse mês é chato e você acaba dormindo todas as vezes que tenta ler, mas se esforce. Suas notas altas de literatura a recompensarão.

- Sabe esse garoto gordinho que você gosta? Você vai gostar dele por uns bons anos ainda. Vai se achar a pior pessoa por ele não olhar para você, e não retribuir esse sentimento que você nutre por ele. Porém, depois de alguns anos, você vai se achar a pessoa mais sortuda do mundo por ele ser o primeiro a te beijar, mas depois perceberá que foi um erro e mal necessário.

- E por falar em garotos, você vai sofrer bastante. Vai sofrer bullying por causa do seu estilo; vai ouvir falarem mal de você, por ser considerada o patinho feio; vai ler coisas que vão te magoar; você vai agir por impulso em algumas festas e vai se arrepender imensamente depois. Quando tiver acabado de fazer 18 anos, você vai conhecer dois caras ao mesmo tempo: um, que estudava com você e vai querer te usar (fica esperta!) e o outro que você vai encontrar em uma rede social chamada Twitter e dar uma chance a ele. Você vai estar frágil, mas irá se reencontrar nos braços dele e vai descobrir o que o amor pela primeira vez em sua vida.

- Você terá um amigo especial quando estiver no cursinho, isso lá pra 2010. Você irá matar aulas de agosto à novembro, e esse amigo sempre estará com você nesse período, te ajudando e fazendo você rir, sempre. Aproveite esse período, você vai conhecer pessoas e ter momentos inesquecíveis!

- Tenha paciência com sua irmã, Priscila. Ela é uma pirralha chata e que quebra e esconde suas coisas, mas ela vai crescer também, e você não vai conseguir viver sem ela. E ah, e qualquer um que tentar fazer algo contra ela, vai mexer com você também. Pois é, você sempre foi superprotetora mesmo.

- Lembre-se: seus pais querem o melhor pra você, mesmo que o correto deles são seja tão correto assim, e você os "odeie" momentaneamente. Você vai ser eternamente grata pela educação, investimento e apoio deles mais pra frente.

- Você vai descobrir uma banda de rock. Vai chorar e sonhar e sentir tudo à flor da pele. Vai começar a se vestir com roupas pretas e passar maquiagem nos olhos. O Green Day fará uma revolução em você e com isso, começará a questionar e perguntar certos porquês que, antes, não faziam a diferença para você. Vai sonhar em ter uma guitarra vermelha, mas vai ser só sonho mesmo. Você não tem jeito com instrumentos...

- Sua timidez vai te atrapalhar, mas você vai superar. Você vai descobrir uma paixão pela escrita e vai querer ser jornalista. Mas, a vida dá voltas e ninguém mandou você fazer planos antes da hora, apressadinha.
Não se preocupe demais com seu futuro, vai dar tudo certo. Você vai passar numa universidade pública e vai conhecer os melhores e piores momentos de sua vida. Então, saiba que esses problemas que você julga ter, não são nada comparados aos que estão por vir. Mas você é forte, sempre foi, e vai tirar de letra.

- Espinhas são passageiras. Cabelo cresce. Logo, corte-o! Mas corte bem curtinho! E sim, cabelos vermelhos combinam com você, pinte logo, mude!

- Ah, seu vício em computadores vai te trazer um futuro, por mais que seu pai insista que não. Seu primeiro emprego vai ser totalmente ligado à isso e, bom, você vai amar, óbvio.

- Vai perceber que dirigir um carro não é um bicho de 7 cabeças, e vai ser uma motorista esquentadinha. Mas lembre-se sempre de tentar não bater o carro (ele não é seu!).

- E o mais importante: Você é insegura, vai sofrer muito com isso. Mas vai batalhar com todas as forças para superar, e aos poucos e devagar vai conseguir. E por mais que tente ver o lado bom das pessoas, você vai quebrar a cara muitas vezes. As pessoas boas sempre estarão com você. Algumas delas ficarão pelo caminho, mas isso faz parte e não se culpe por isso. Você fez suas escolhas e certas pessoas também. Aquelas que são realmente importantes, continuarão com você e em seu coração. E sempre lhe farão sorrir ao serem lembradas. Não tenha medo de ser você e tente se impor mais. Não se estresse tanto, nem se preocupe demais. O futuro, por mais premeditado que tenha sido, vai te surpreender demais! E sorria, garota, o mundo ali fora te espera!

Beijos,

Você, daqui 10 anos.

***
Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

***

Acompanhe o Stuck on Them: Facebook | Twitter | Instagram

23 comentários:

  1. Adoraria poder escrever uma carta assim e entregar pra mim 10 anos no passado.
    Mudaria muitas coisas, eu acho. O que é bom e ruim ao mesmo tempo, já que essas experiências "ruins" me fizeram o que eu sou hoje.

    De qualquer forma, é uma ótima maneira de fazer uma retrospectiva e ver a nossa própria evolução.

    Gostei da sua carta (:

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari! <3
      Depois que fiz isso, percebi o quanto a gente muda!

      Beijão

      Excluir
  2. Amei, Perê!
    Fiquei emocionada, de verdade. Também acho que se eu pudesse receber uma carta de mim mesma há uns anos atrás, seria muito esclarecedor.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda!
      Fazer isso foi uma reflexão e tanto! hahaha :*

      Excluir
  3. Adorei a ideia da carta. E a sinceridade também. Acho que é até terapêutico escrever algo assim. Queria muito ter recebido uma carta dessas dez anos atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito terapêutico! E ajuda a gente a enxergar os momentos passados com uma outra perspectiva!

      Excluir
  4. Prii eu simplesmente amei essa sua carta sério quem saiba daqui uns anos possa fazer uma que me emocione também, digo daqui uns anos por que ainda tenho 14 e não faria muito sentindo falar sobre 10 anos antes, mas enfim eu AMEI essa sua carta, você tem o dom de usar as palavras da maneira correta de um jeito que inspira agente.Você era linda e ainda continua sendo <3 Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho você a fazer, sim! É ótimo. Pelo menos me ajudou a ver as coisas de outro jeito.

      Muito obrigada! Beijão! <3

      Excluir
  5. é incrível como estas coisas revelam muito da gente, né?
    Tô um pouco travada para desenvolver a minha, dá vergonha de algumas coisas e temo ser dura demais com ela (comigo, no caso).
    Gostei de tudo que vc expôs, das coisas pelas quais você passou e o quanto você aprendeu com elas.

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo! Como serviria pra mim..
    Parabéns, você é uma excelente escritora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Essas cartas foram um exercício, né? Queria MUITO ter entregue essa carta pra "eu"de 18!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Fazer essa blogagem coletiva foi muito bom né?
    Assim que eu vi lá no grupo já fiquei cheia de vontade de escrever. Falar com nós mesmos é sempre um bom exercício.

    Gostei da sua carta, da forma como você conseguiu lidar com seus problemas de adolescência, superar, e ser tão de boa com a vida hoje.

    Eu escrevi uma dessas para mim mesma, mas foi tipo no tempo inverso, sabe? Do passado para o futuro, só não sei ainda quando irei abri-la rs. Mas um dia irei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa blogagem foi ÓTIMA! Eu amei fazer! <3

      Não sou tão de boa assim com a vida, ainda me preocupo muito com certas coisas, mas a gente tem que tentar mudar para melhorar, sempre!

      Beijão!

      Excluir
  9. Há dez anos, eu já era adulta, por isso minha carta não foi tão profunda assim, acho que se escrevesse para mim de 20 anos atrás, minha carta ficaria mais parecida com a sua.

    Queria ter recebido uma carta assim quando tinha 12 anos!

    Ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  10. só vendo cartas maravilhosas, gente <3
    super me identifiquei com a parte de tentar se esconder, mas isso comigo meio que passou rápido (sou amostrada demais pra ficar invisível por muito tempo, parece que eu tinha uma sirene na cabeça HAHA).

    mas é muito c00l ver como todo mundo tá falando pros eus antigos sobre os struggles da vida e sobre como isso vai passar <3 beijocaxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Muito obrigada! *-*

      Ainda sofro do mal da invisibilidade (?) mas aos poucos estou tentando mudar isso :P

      Beijão!

      Excluir
  11. Ei Pri :)
    Mais uma carta que eu adorei. Estou repetindo em todos os comentários que esse meme está sendo uma delícia! E: Adolescentes encanados, nós trabalhamos. É bom dar uma risada de canto anos depois e ver que realmente passa, né? HAHA
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Que bom que gostou! É muito bom perceber que muitas encanações do passado ficaram lá. E é tão bom perceber o quanto a gente cresceu!

      Beijão!

      Excluir
  12. Que linda sua carta Priscila!

    Achei tão bom essa possibilidade de dar conselhos para "um eu mais novo", e você super puxou sua própria orelha hahahaha

    Demais o post!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu post! Ah, se pudéssemos receber essa carta a um tempo atrás, hein? Mas patinho feio foi demais! Vc já era linda!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi segunda carta que leio hoje e choro!
    to criando coragem pra me mandar essa carta!
    bjs.

    ResponderExcluir