16 de setembro de 2013

7 dicas rápidas para se tornar um escritor melhor

Se você quer se tornar um escritor de qualidade, melhor investir nas suas estratégias antes de imaginar a história perfeita. Confira 7 dicas rápidas que vão ajudá-lo nesse processo.


Ser um escritor de qualidade depende mais das práticas que você emprega do que da história que você tem em mente. É claro que uma boa prática combinada a uma boa ideia vai gerar o texto perfeito, por isso, é essencial que você esteja confiante nas duas áreas. Se você confia na história que está produzindo, invista em estratégias de qualidade para ser um escritor melhor. Veja:

1. Comece com a ideia principal
Como regra geral, afirme a ideia principal de um parágrafo logo em sua primeira frase. Não espere que seus leitores se sintam incentivados a ir além para descobrir do que se trata aquele texto.

2. Varie o comprimento das sentenças
Quando a sua intenção é enfatizar ideias, use frases curtas. Já se a sua intenção é definir ou ilustrar ideias, frases mais longas podem ajudar. Mescle os dois formatos.

3. Inclua palavras-chave no início ou fim da frase
Não deixe que as palavras-chave se percam no meio de uma frase longa demais. Para enfatizá-las, uma boa ideia é posicioná-las no início ou fim da frase.

4. Varie tipos de frases e estruturas
Para que seu texto seja mais articulado, varie os tipos de frases utilizadas, incluindo questões pontuais e comandos. Da mesma maneira, procure variar as estruturas das frases, misturando frases complexas, sujeitos simples e compostos.

5. Use verbos ativos
Evite abusar da voz passiva ou as formas variadas do verbo ser. Ao invés disso procure incluir vermos dinâmicos e na voz ativa.

6. Use pronomes e verbos específicos
Para transmitir sua mensagem de maneira clara e manter a atenção de seus leitores, procure utilizar palavras concretas e específicas, que dão uma ideia geral daquilo que você está tentando dizer. Evite ser vago.

7. Leia em voz alta
Quando for revisar o seu texto, leia-o em voz alta. Isso vai fazer com que você encontre problemas de entonação, ênfase, escolha de palavras e sintaxe.

Um comentário:

  1. Acho que para ser um escritor não são necessárias as regras, basta ser coerente e sensato!
    Grandes nomes da literatura foram pessoas com a maior das simplicidades e que gostava do que fazia!

    ResponderExcluir