16 de outubro de 2012

Resenha: Solanin - Inio Asano

Solanin 1 e 2
Autor: Inio Asano
Editora: L&PM Pocket



A Série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. Em Solanin 1, do premiado quadrinista japonês Inio Asano, o jovem casal de namorados Meiko e Taneda decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos de música e liberdade. 


Não sei bem como resenhar um mangá, já que, assim como as histórias em quadrinhos, eles são bem mais visuais (o que não deixa de ser um texto, ainda assim...). Não tenho o costume de ler esse gênero, mas Solanin me chamou a atenção, assim que a Amanda me indicou. O por quê? Nem eu sei.

Este mangá conta a história de um grupo de amigos (dois casais e um solteirão), mostrando como é a vida após a universidade e as dificuldades que eles irão encontrar na cidade grande - Tóquio. Para falar bem a verdade, vai mostrar a rotina de Meiko e Taneda. Ela é formada em Línguas Estrangeiras, trabalha num escritório, tinha um salário que a sustentava e também Taneda. Ele, não tem um emprego fixo, trabalha fazendo bicos para um jornal, não consegue pagar as dívidas sem ajuda de Meiko e sente muita falta dos tempos da faculdade, no qual ele tinha uma banda - que apesar de não ser famosa o suficiente, mas era algo que ele amava fazer. Meiko não estava feliz com essa vida de escritório e decide largar aquele emprego para se encontrar. Mas quem disse que ela conseguirá fazer? Como irão se virar sem dinheiro? E Taneda, será que ele conseguirá ser feliz, e fazer sua banda voltar à ativa?

Não sei, mas a identificação com os personagens foi de primeira. Não há super-heróis, não há nada de extraordinário, mas há alguma coisa nele que te prendem, que te faz devorar em poucas horas (sim, horas!), já que explora problemas e dúvidas referentes as pessoas de 20 e poucos anos (e eu sei bem o que é isso). Uma leitura gostosa, simples, prática (claro, não deixa de ser uma história em quadrinhos...), mas que tem faz refletir muito sobre algumas situações da vida, principalmente se você está feliz com o que faz ou feliz com quem ama e se vale a pena se sacrificar tanto pelas coisas. É tão cotidiano, mas é bem pouco explorado pela mídia.
Solanin é super indicado para uma "quebra" de leitura ou apenas para uma leitura diferenciada. =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário