Bom dia, pessoal.
Vejo muita gente por aí que tem receios em comprar em sebos. Eu entendo essa preocupação. Ainda mais quem é viciado em livros e tem um super ciúmes deles.
Eu gosto de sebos porque: os livros são mais baratos; às vezes, você encontra volumes muito antigos e de edições diferente daquelas recentes.
Comprar em sebo também tem a questão de sorte. Às vezes, você encontra aquele livro que você realmente quer, mas ele está caindo aos pedaços. Sim, é uma possibilidade e isso aconteceu comigo. Mas, também, tem aquele livro que parece que acabou de sair da editora. Pois é, faz parte.
Sou compradora de dois sebos: um virtual, que é a Estante Virtual e o outro chama Outros Contos, daqui de São Carlos.
Esses são alguns volumes que comprei nos sebos.
E vamos mostrar os contras:
Como eu disse, comprar em sebos é uma questão de sorte.
Ano passado, comprei O Garoto da Casa Ao Lado. Vibrei muito por ter conseguido encontrar ele num sebo, a um preço muito acessível (convenhamos, os livros da Meg Cabot novos, são um absurdo de caros), mas pro meu azar, quando cheguei em casa e comecei a ler... foi aí que vi que ele estava caindo aos pedaços! Pois é... fiquei bem triste porque era um livro que eu queria muito, e me perguntei porque eu não investi nele. Mas, também, estou morrendo de dó de vendê-lo de novo, tanto pelo estado, quanto porque eu gosto dele, mesmo caindo as folhas.
Outra coisa, os livros geralmente vêm meio sujos. Sebos são quase como uma biblioteca, tirando pelo fato que você irá comprar um livro usado, e não emprestar e devolver. Não estou dizendo que sebos sejam lugares sujos, mas eles tem um ar bem diferente de livrarias. Um ar de antiguidade. O Diário de Bridget Jones é um dos livros que comprei lá e veio bem sujinho.
Outra coisa também que pode acontecer, são os amassadinhos nas laterais.
E, recentemente, tive que comprar um dicionário inglês-inglês, o Longman, por conta do curso que faço. O novo, a versão mais nova, estava saindo por até 200 reais. Sério, pensei com meus botões que era um absurdo comprar um dicionário por 200 reais, mesmo sendo um dos melhores. Então, resolvi entrar na Estante Virtual e achei esse exemplar, do ano 2000, por 40 reais. Ok, eu sabia que não era novo, mas até que me surpreendi bastante com o estado dele. Fazer o quê, né? Eu sabia que era um risco.
Bom, comprar em sebos é isso: correr "riscos" e economizar bastante. Espero que gostem e que eu tenha ajudado ao menos um pouquinho na dúvida de comprar ou não nesses lugares. Minha dica é: visite um sebo da sua cidade, veja como ele é, se achar um livro que goste, avalie o estado: se pra você compensar comprar, não pense duas vezes.
Na Estante Virtual, peça uma foto do livro ao vendedor. É um direto seu saber o que está comprando e se o livro realmente atende à descrição que o vendedor colocou no site.
Boas compras! ;)
Eu concordo com você, ontem mesmo eu fui no cebo aqui da minha cidade, eu estava procurando Coraline, não encontrei mais fiquei foleando outros livros, ai vi a situação de algumas, nossa é de partir o coração ver um livro assim , todo acabado.. As pessoas não tem cuidado :'( Por isso que eu não empresto os meus filhotes *-*
ResponderExcluirContosDoces.(blogspot . com) Beijo :)
Tem um sebo aqui perto da minha casa, fiquei meses dizendo que ia até um dia em que eu realmente fui.
ResponderExcluirPassei 40 minutos dando uma olhada nos livros que tinha lá, procurando algo que me agradasse, não tinha nenhum título específico em mente, mas depois de olhar bastante, ficar cheia de poeira, alergia atacando, ainda saí de mãos vazias pq não encontrei nada.Realmente é questão de sorte.
Beijos,Nanehttp://emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/
É, nem tudo é perfeito né? Acho que sebos são para quem é menos apegado, ou que pelo menos consiga lidar com os defeitinhos. De qualquer modo, é uma escolha que depende do consumidor. Eu por exemplo, quando gosto dos livros novinhos, bonitinhos. kk
ResponderExcluirBeijinho, Mallú Ferreira
semclichesporfavor.blogspot.com
Adorei o post!
ResponderExcluirEu sempre que encontro alguma coisa que me interessa em sebo compro, mas avaio a questão citada: custo e se vale a pena.
Já comprei livros novos por uma bagatela, mas um que não tive sorte foi Marley e Eu, ele estava encapado e eu nem me dei conta de abrir e quando cheguei em casa vi que estava rasgada a capa e encaparam ele justamente para não aparecer, mas mesmo assim não me disfiz dele, está em minha estante.
O Último que comprei foi O Pianista, paguei 13,00 e estava em ótimo estado.
Acho que a questão da sujeira, muitos sebos poderiam dar um pouco mais de atenção a isso, não é porque é livro usado, mas pra nós leitores tem um valor imenso! Já fui a um que quando saí não podia encostar em nada, tive que ir direto lavar minha mão de tanta poeira...
Boas compras a todos!
Beijos
O mais legal de comprar livros no sebo é mesmo garimpar e descobrir livros diferentes dos que estão sendo lançados pela editora. Eu tenho muitos livros comprados em sebo e não me importo se estiverem meio detonados, tempos atrás eu comprei um exemplar de A sangue frio do Truman Capote por R$ 2,00, claro que ele não estava novinho e sim manchado de umidade, mas o mais importante é que a história é maravilhosamente escrita, e isso não se perdeu; em compensação eu comprei um livro do Josué Montelo que parecia novinho, custou bem mais caro e estava faltando algumas páginas, inclusive o final, felizmente o rapaz do sebo me conhece e trocou para mim por outro livro do mesmo valor, só que até hoje não sei o final da história.
ResponderExcluirEu gosto de ir em sebos, onde moro tem vários, e realmente tem que ter sorte, ás vezes o livro está barato, mas todo acabado...
ResponderExcluirEu gosto mesmo de comprar romances de banca em sebos, acho muito caro quando estão nas bancas, e depois ficam por menos da metade do preço :)
On-line eu só compro livros novos e em lugares de confiança mesmo.
^^
Oi Priscila!
ResponderExcluirEstava mesmo procurando sebos virtuais e devo arriscar-me. Mas, claro, vou primeiro comprar livros que quero ler só por curiosidade e tenho pena de gastar muito dinheiro... rs
Depois visita lá ;)
www.bobagenselivros.blogspot.com
Onde eu moro existem mais sebos do que livrarias, porém são raros os que mantém a essência. Grande parte das vezes encontramos livros novos, comprados diretamente da editora e vendidos pelo mesmo preço de grandes livrarias, quando não mais caros. Mas ainda assim, aqui, nós temos a tradição de garimpar sebos e, sabendo onde ir, caracas, é um paraíso!
ResponderExcluirJá comprei livros em sebos há R$1,00! Dependendo do caso, como esse, vale muito a pena arriscar.
ResponderExcluirJá comprei muito em sebos e nunca tive problemas. Se for pessoalmente então é só folhear o livro e ver se está de acordo com o que queremos. E se for pela Estante Virtual sempre peço fotos, e se o livro não chegar até você no estado que disseram que estava você pode reclamar com o próprio site ou com o sebo que resolvem. E Estante Virtual é um site que tem vários sebos, eles monitoram bem os sebos e se tiver muitas reclamações tiram do site, e as que aparecerem eles interferem para resolver. É só questão de prestar atenção e ser esperta. nada de mais...
ResponderExcluir