4 de setembro de 2012

Resenha: O Espião, Uma Aventura de Isaac Bell - Clive Cussler e Justin Scott


O Espião - Uma Aventura de Isaac Bell
Autores: Clive Cussler e Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Ano: 2012

É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.

Após o estranho suicídio de Arthur Langner, sua filha, Dorothy Langner, conhecendo bem o pai e com a certeza de que ele jamais acabaria com a própria vida, procura a renomada Agência de detetives particulares Van Dorn com o anseio de descobrir a verdade sobre sua morte e provar que ele jamais aceitaria suborno. O caso ficou nas mãos de Isaac Bell, o melhor agente.
Bell duvidava da inocência de Arthur, mas encontra evidências que o fazem acreditar em assassinato. Tais evidências se tornam ainda mais fortes quando outras mentes brilhantes são mortas de forma misteriosa. Todas elas com algo em comum: trabalhavam em projetos do Casco 44, o navio de guerra mais rápido, resistente e bem armado já construído.
Uma coisa é certa, há um espião por trás das mortes. Começa um caso muito maior do que parecia ser, e Bell deve desvenda-lo.

Nunca fui fã de histórias de espionagem, mas Clive Cussler e Justin Scott conseguiram prender minha atenção. Isaac Bell é um "espião de raiz", não utiliza aparatos tecnológicos, apenas sua experiência, suas armas e meios de transporte velozes, talvez por a história se passar em 1908. Procurei informações sobre equipamentos da época, mas não encontrei nada.
A narrativa é de fácil acompanhamento e compreensão, muito bem detalhada, porém, alguns termos técnicos foram utilizados. Um glossário cairia bem (e um pouco menos de preguiça de pesquisar hehe).
O final do livro me deixou um tanto confuso, talvez por ser o 3º livro de uma série de cinco.
Recomendo o livro e aguardo ansioso o lançamento da série toda. (pena não terem lançado o 1º e 2º antes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário