28 de agosto de 2012

Resenha: Bem Mais Perto - Susane Colasanti

Bem Mais Perto
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Ano: 2012


Quando Brooke descobre que o amor de sua vida, Scott Abrams, está se mudando do subúrbio de New Jersey para Nova York, ela decide segui-lo até lá. Viver com o pai ausente e se adaptar a uma escola totalmente nova são desafiantes para ela — e as coisas ficam ainda piores quando ela descobre que Scott já tem uma namorada. Mas como ela aprende a sobreviver na cidade grande, começa a descobrir todo um novo lado de si mesma e percebe que, às vezes, o amor pode te encontrar mesmo quando você não está olhando para ele.



Bem Mais Perto me fez lembrar um pouco Anna e o Beijo Francês, porém com a diferença que, este último eu amei. A protagonista desse livro, Brooke, é uma menina de 17 anos indecisa com a vida e que ama origamis. Na verdade, sua vida gira em torno de um cara, o Scott. Brooke tem uma atitude de pensamentos infantis em quase todo o livro.
Ela vive em Nova Jersey com sua mãe, estuda numa escola pública, a qual ela vive falando mal: tanto do sistema de educação, quanto dos profissionais (aliás, ela passa o livro todo falando isso). Ela tem um potencial que tenta omitir para não se destacar, uma atitude um tanto quanto estranha. Ela não se esforça para obter uma educação melhor.
Mas, isso tudo muda quando ela descobre que Scott está indo para Nova York, e no impulso, liga para seu pai e pede para começar a viver com ele, que vive lá também; Brooke não o via havia seis anos. Nesse impulso, ela deixa tudo pra trás: sua mãe, amigas e uma vida toda. 
Ela descreve Nova York como se fosse o centro do mundo, como se nada mais importasse pra ela do que Scott e Nova York. Isso é irritante. Como se não bastasse isso, achei o livro bem superficial ao descrever algumas partes, como por exemplo, os sentimentos dela. Ou então, muito pobre em certas descrições de cenas, que se a autora tivesse caprichado um pouco mais, com certeza daria pra ter uma visão um pouco melhor. Mas, do que estou reclamando se é um romance romance água com açúcar adolescente-dramática-que-acredita-que-o-mundo-gira-em-torno-do-cara-que-ela-gosta?

“Uma das coisas mais incríveis que pode acontecer é encontrar alguém que enxergue tudo o que você é e não a deixe ser nada menos. Essa pessoa vê seu potencial, percebe as infinitas possibilidades e, através dos olhos dela, você começa a se enxergar da mesma forma: como alguém importante, alguém que pode fazer a diferença neste mundo.
Se você tiver muita sorte de encontrar essa pessoa, nunca a deixe ir embora!” (pág. 238)

Porém, Bem Mais Perto não é um livro de todo ruim. Ela, Brooke, tem uns momentos de reflexões que nos fazem pensar mesmo, e percebemos até, um pouco de mudança nela ao decorrer do livro. Com uma linguagem adolescente fácil, a leitura flui. É o típico romance para se ler num sábado ou domingo.  ;)



Sobre o Autor:
Priscila Guerra Priscila. 20 anos. Mora em São Carlos - SP. Estudante de Linguística na UFScar. Fã de Green Day e McFly. Chata, impulsiva, neurótica, alegre, boba, feliz, criativa, desligada, teimosa, ciumenta. Blogueira, aspirante à escritora. Devoradora de livros. Colecionadora de CDs, All Star, lapiseiras.

2 comentários:

  1. assim é bom que já vou lendo sem muita expectativa >< tava apostando tanto nesse livro! #mimimi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Priscila! Estou ansiosa para ler Bem Mais Perto e espero não  me decepcionar. Beijos!

    ResponderExcluir