3 de abril de 2012

Resenha: Casório?! - Marian Keyes

Casório?!
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 644

Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai. A escritora Marian Keyes - após os imensos sucessos Melancia, Férias! e Sushi - está de volta com Casório?! , um romance contagiante e engraçadíssimo. 

  Esse maravilhoso chick-lit da Marian Keyes, narra a história de Lucy Sullivan, um tanto espirituosa e uma pitada de patética, 26 anos, insegura (se acha feia e mas é uma mulher linda e querida), não faz exercícios físicos e é depressiva. Não é rica, tem preguiça de trabalhar, não acha o cara certo, mesmo porque ela adora um "badboy". E tem um melhor amigo, Daniel, que, só pra ir contra a maré, o acha horrível e um canalha (mas, ele é lindo e maravilhoso).Um tanto clichê, esses assuntos.
  Logo após de ir à cartomante com suas colegas de trabalho - Meredia, uma mulher muuuuuuito gorda que acaba sofrendo uns acessos de humor preconceituoso da autora, Megan, a australiana, linda e bronzeada e Hetty, a sem graça -, a personagem recebe a notícia que irá se casar em menos de um ano e meio. Lucy, no começo, acha tudo uma babaquice. Oras, se casar como se ela nem namorado tinha? Só que, a ficha cai quando as previsões de suas respectivas amigas de trabalho, começam a "acontecer".
  Lucy mora com duas loiras num apartamento - Karen, a gananciosa, e Charlotte, a peituda (e burrinha). Numa sábado a noite, elas e Daniel decidem ir à uma festa numa casa de um conhecido qualquer (que eles não sabem quem seja...) e por obra do destino, Lucy ACHA que encontrou sua alma gêmea: Gus. O irlandês doidinho, com uma lábia impecável e um espírito livre. E, tcharam, Lucy acaba acreditando nas previsões da cartomante, e acha que está a um passo do casamento. Mas que bobinha...
  O livro em si, é movido por esse romance conturbado de Lucy e Gus, a amizade um tanto estranha entre ela e Daniel. Uma personagem que eu acho que merece destaque é Charlotte, com o jeitinho de menininha bobinha, ela consegue fazer algumas partes do livros ficarem muito engraçadas. O clima desse chick-lit só pesa um pouco quando a autora se aprofunda na questão do alcoolismo, acho que por causa do seu próprio problema com isso, e das relações familiares. Mas de resto, você vai adorar o jeito que Marian retratou a vida de uma mulher solteira em Londres e sua busca incansável pelo homem certo: bonito, inteligente e nada parecido com seu pai. É previsível com quem Lucy irá terminar, mas a narrativa sobre as desventuras amorosas dela é colocada de forma divertida e original, superando as expectativas do quarto lançamento. De certa forma, Casório?! é a história de muitas mulheres. 

  Curiosidade: Se você prestar atenção na capa do "Casório?!" pode perceber que, o símbolo de Copas no centro da carta de baralho comporta um órgão genital feminino.

Um comentário:

  1. Eu já li melancia e o livro não me agradou muito ><' Já sobre Casório?!, já ouvi falar muito bem, e com a sua resenha acho que vou acabar lendo este livro, pra dar mais uma chance aos livros da autora. Sua resenha ficou ótima ^^'

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir