Ainda não te disse nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
"Ainda não te disse nada", conta a história da sonhadora Marina Albertini, filha de italianos padeiros, natural de São Pedro da Serra, que decide tentar a sorte e mudar de vida em São Paulo. Lá, ela faz faculdade de moda (o seu sonho) e trabalha numa agência de correios (para pagar a faculdade e suas contas, mesmo não dando muito certo e ainda recebendo uma certa mesada dos pais). Marina tem duas amigas inseparáveis e companheiras de luta, Francesca e Thaís, e a amável colega de trabalho, Dona Jane.
Marina tem o sonho de mudar o mundo, e fazê-lo com que conheça os seus dotes: o do bom gosto de cores e os fabulosos modelos de roupas que ela fazia sempre no Café do seu Patrício, antes da aula. Misturado a esse sonho, ela tem uma paixão gigantesca por Paris, a capital da Moda.
O livro é narrado em terceira pessoa, e explora intensamente cada sentimento feminino, que foi muito bem retratado pelo autor. Com o foco em Marina, e mostrando a sua vida de estudante numa capital, ela não tem muito vida social, já que ela se resume trabalho-escola-estudo-trabalho.
Mas, por ser uma garota estonteante, ela desperta o desejo de vários homens, inclusive de seu professor (e o mais cobiçado de toda a universidade), o Luca. Porém, ela não sente nada por ele. Marina quer mesmo uma paixão, daquelas que lhe tiram o fôlego.
Uma coisa que ela não sabia, era que sua vida iria mudar tão drasticamente, quando cruzou com uma garota ruiva que vivia postando cartas escritas à mão, coisa "passada", como Marina argumentou para Dona Jane, já que todos usam e-mails e torpedos. Algo desnecessário.
Em uma das suas idas à livraria, Marina encontra a ruiva, e por tamanha curiosidade que lhe consome, pergunta o que ela faz, já que escreve com tanta paixão.
A ruiva parecia feliz por ter despertado a curiosidade.
- Eu tenho um negócio pequeno na internet. Um site chamado “O Anjo Carteiro”… Faço do meu trabalho o que muitas pessoas evitam. Ou porque não têm tempo… Ou porque não querem mesmo.
- Qual trabalho?
- Já ouviu falar em ghost-writter?
- Hum… Já. Aquele esquema de o autor contratar alguém para escrever por ele, né?
- É mais ou menos isso, com menos glamour e mais paixão. O mesmo profissionalismo – arregalou os olhos azuis.
- Pedem pra você escrever cartas, então.
- Em linhas gerais, é por aí. Pagam pra que eu escreva. E finjo ser a pessoa que me pedem que seja.
O que Marina não previa, era continuar o trabalho de Julia, a ruiva, depois que descobre que ela não poderá nunca mais se corresponder com outros. Uma carta carta em suas mãos, a de Heitor, um senhor residente de um asilo, e a partir daquele momento eles passam a se comunicar, ela se passando pela "amada eterna" residindo em São Paulo, ele em Portugal.
Queria Marina se envolver de uma tal maneira onde ela não conseguisse mais viver sem as palavras de Heitor? Questionava sempre se tinha feito a escolha certa, e que não foi por acaso que aquela carta caiu em suas mãos.
Sua decisão mudou para sempre sua vida, de uma forma que ela nunca acreditou acontecer.
"Largo a espera e sigo o sul. Fica forte, sê amada. Quero que saibas que ainda não te disse nada... Pede-e a paz,dou-te o mundo..."
Em primeiro lugar, esse livro é lindo! Sério, desde a capa até a história (rápida e leve). Achei muito bom o jeito que o Maurício retratou a Marina, a personalidade de cada personagens, os diálogos entre as amigas. É um livro para aqueles que querem uma história de amor leve e sem clichês e um tanto diferente. Super recomendado!
Não deixem de participar da promoção desse livro aqui no blog!
Beijos e até a próxima! :*
Oi Pri!!!
ResponderExcluirJá li a resenha desse livro em outros blogs!
Em todos fiquei super empolgada com o livro, realmente parece ser super interessante!
Acho que é muito importante valorizarmos a literatura nacional!
Parabéns pelo blog
Bjoo
@carol_ordonha
Parabéns pela resenha Priscila! Já li Ainda Não Te Disse Nada e amei! Beijos!
ResponderExcluirPriii... esse livro é ótimo. Tb gostei bastante, e como é bom ficar passando a mão nas cartinhas voando na capa...
ResponderExcluirbeijos
Tela
penseira literária
Parabéns pela resenha Pri, excelente mesma, entendi direitinho e gostei muito.
ResponderExcluirO livro é muito bom mesmo.
A capa é linda mesmo.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Eu fiquei muito apaixonada por esse livro porque eu queria muito saber o que ia acontecer e ele simplesmente superou minhas expectativas.
ResponderExcluirPra mim, o melhor do Gomyde!
Beijão