O Atlas Esmeralda
Autor: John Stephens
Editora: Suma de Letras
Páginas: 296
Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.
O livro, narrado em 3ª pessoa, conta sobre Kate, Emma e Michael, os protagonistas de uma história incrível. Há dez anos atrás, eles foram abandonados pelos pais por questão de segurança, e foram levados a um orfanato. Desde então, eles andaram de orfanato em orfanato, sempre na esperança de que os pais voltariam algum dia e que eles seriam uma família feliz e reunida novamente. Kate, a mais velha do trio, era a única que se lembrava dos pais. Sendo assim, tentava deixar a lembrança deles viva para Michael (um nerd amante de livros, anões. Sempre sofrendo bullying por parte de sua irmã menor) e Emma (a típica "baixinha invocada", brigona, e seu passatempo favorito ela infernizar Michael).
Suas vidas mudam de rumo, assim que são transferidos para Cambrigde Falls. Uma cidade devastada, quase sem moradores, e uma casa (a que irá abrigá-los) um tanto assustadora, comandada pelo Dr. Pym, que irá guiá-los numa verdadeira aventura com início ali.
Nessa casa, acabam descobrindo um porão, com um tal livro misterioso com capa verde esmeralda, que os fazem viajar no tempo. Voltando há 15 anos atrás, eles descobrem que a cidade está tomada pelo terror, já que a Condessa mandou separar todas as crianças de seus pais, mantendo-as pressas até que ela encontre um precioso livro. Mas, por que razões Kate, Michael e Emma foram transportados para lá, por aquele livro? Seriam eles importantes para mudar o rumo da história? Os irmão se envolvem numa busca desenfreada de tentar encontrar seus pais, e de quebra, salvar a cidade e sua população de um maldição milenar. Para isso eles terão que lutar contra Morum Cadi, lobos e Salmac-tar, passam por uma aldeia, por um labirinto e uma cidade de anões. Uma aventura e tanto que nem o tempo irá impedi-los.
***
Na minha opinião, o livro me fez lembrar algumas histórias já lidas antes, como os dois primeiros livros de Harry Potter, já que o público alvo é o infanto-juvenil regado de magia e fantasia. Uma narrativa leve e envolvente.
O autor soube expressar bem os pulos temporais (que eu devo confessar de não ser fã, porque, se não souber como fazer, a história fica sem pé nem cabeça e acabo me perdendo), e desenvolveu muito bem o caráter de cada personagem (mostrando-os bem mais maduros para a idade em questão tratada), fazendo com que você entrasse mesmo na história e se apaixonasse por eles. Ao meu ver, também, no começo a narrativa ficou um pouco pacata, porém, ao ganhar um corpo e um desenrolar, ela começou a me prender de uma maneira impressionante. E como uma leitora fanática, sou apaixonada por capas de livros, sendo que essa expressa exatamente o que o conteúdo irá passar.
Um único "problema", se assim posso dizer, foi a diagramação do livro, folhas brancas com letras pequenas me atrapalharam um pouco.
Recomendado!
Beijos e até a próxima! :*
Adorei a resenha Priscila ! Já ouvi falar desse livro, mas a maior parte das critícas foram negativas :s por isso acabei desistindo dele :x rs'.
ResponderExcluirBeijos,
Cantinho de uma garota
@thalita0liveira
Oi, Priscila!
ResponderExcluirA primeira coisa q chama atenção nesse livro é a capa. E que bom que vc colocou q ela condiz com a trama! Já cansei de ver livros q as capas são lindas, mas o conteúdo deixava a desejar (e o contrário tb!).
Já estava com vontade de ler o livro, e sua resenha só aumentou a curiosidade... Me pergunto: pq será q a Condessa queria tanto esse livro? O q tem nesse livro? Pq eles?
Estou mto ansiosa para lê-lo!!!!
Beijos!