24 de janeiro de 2012

Resenha: Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Páginas: 476

Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 


Uma esperança. Um amor. Uma guerra. É tudo isso que cerca a vida de Clary nesse volume. Podemos dizer que esse, de longe, foi o mais bem trabalhado livro (não sei enquanto aos outros que vão ser lançados aqui ainda). Mais descritivo, melhor nos diálogos e, claro, muita evolução de muitos personagens. E aparecimento de novos.
Depois de achar que tudo estava praticamente perdido, Clary descobre que há um jeito de curar sua mãe, através de uma amiga de infância de Jocelyn. E, para tanto, Clary necessita ir para a famosa Idris, ou melhor Alicante - a Cidade de Vidro. Acidentalmente, Simon acaba indo à Idris, junto com os Lightwoods  e Jace e deixando Clary de porpósito para trás. Ela, sabendo sobre seus poderes e sendo um tanto teimosa, dá um jeitinho, e consegue chegar à Cidade, junto com Luke, mesmo que clandestinamente.
Sabendo que Clary o desobedeceu, Jace dá um jeito de começar a ignorá-la (voltando a ser o bom e velho Jace mau-humorado - particularmente eu adoro esse jeito dele, e o seu humor instável... isso faz com que a série não caia num senso comum, de um romance água com açúcar), mesmo quando todos os poros de seu corpo gritam por ela, e ele sabe que é "proibido" sentir isso.
Sozinha, Clary tem que dar um jeito de tentar salvar a sua mãe. E quando tudo parece perdido... Sebastian Verlac surge. Um tanto encantador, ele faz, de início, Clary acreditar que não está sozinha na batalha. 
E não podemos esquecer de Valentim, que está fazendo de tudo para subir ao poder, destruir a raça de Nephilim para começar do zero, uma raça, a qual o terá como mestre. E só há uma pessoa capaz de impedir.
Muitas revira-voltas, revelações, descobertas, amores (atenção para Magnus e Alec), momentos de ódio, incredulidade, novas posturas (Simon e Isabelle).

"- Porque você pediu. - Silenciosamente, traços os contornos do rosto dela com os dedos, como se estivesse certificando de que ela era real. - Podia ter pedido qualquer coisa no mundo, e pediu a mim, por mim.
Sorriu pra ele. Por mais que estivesse imundo, coberto de sangue e terra, era a coisa mais linda que já tinha visto.
- Mas não quero mais nada no mundo."
(Jace e Clary - página 440)

Como eu disse, esse é o melhor livro dá série, por enquanto. Se me perguntarem qual personagem eu mais gosto, ainda vou responder o Jace, e acho que ele é o queridinho de quase todos. Cassandra conseguiu desenvolver bem a "alma" desse personagem de seu livro. Enquanto a Clary, acho que ela deveria ser um pouco mais decidida, já que ela é retratada como uma guerreira. Mas, são só meros detalhes. O livro, a série, as capas, tudo é muito bom, viciante.

Beijos :*

3 comentários:

  1. Ahhh sua bruxa!!! rsrsrrs
    O que eu vou fazer quando terminar de ler idade das Cinzas?? Hein??
    Vc ainda vem com esse resenha para me deixar mais curiosa! hahaha

    Amei a resenha, Pri!!
    Já tô subindo pelas paredes. PRECISO desse livro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Priscila! Muito em breve pretendo ler Os Instrumentos Mortais. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Terminei esse livro essa semana! Depois de lê-lo fiquei com vontade de quero mais, quero mais.
    É muito marcante (literalmente) a aliança entre caçadores e o pessoal do Submundo!
    O Jace conseguiu superar seu nível de rebeldia e doçura; a Clary é uma garota de sorte, muita sorte!
    Concordo com você Pri, esse livro, série é vicianteeee!!

    Beijo,Laís

    ResponderExcluir