Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente.
15 de julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia, um ano depois? E nos anos que se seguirem?
Vinte e poucos anos e o mundo todo para ser explorado e viver intensamente. Pelo menos é assim que Emma e Dexter começam a pensar logo depois da noite da formatura, deitados na cama, vendo o dia 15 de julho (marque bem essa data) de 1988 nascer. Pois é, uma data que tudo mudou, ou praticamente, mudou a vida dessas duas pessoas. Emma Morley, de óculos grandes, cabelos curtos vermelhos e mal cortados, a parte revolucionária, jovem e sensata. Dexter Mayhew, bonito, popular, simpático, charmoso e sortudo. Mas bem, Emma não fazia o tipo de Dexter, já que, eles estavam bêbados, por isso aconteceu.
"Era bonita, mas parecia constrangida por isso. O cabelo tingido de ruivo malcortado quase de propósito, talvez por ela mesma em frente ao espelho ou pela garota grandona e barulhenta com que dividia o apartamento, Tilly sei lá o quê. A pele pálida e com acne indicava muito tempo passado em bibliotecas ou tomando cerveja em bares, e os óculos faziam com que parecesse uma coruja afetada. O queixo era suave e gorducho, embora talvez fosse só um pouco de papada. (...) Os olhos estavam fechados e ele percebeu que não se lembrava da cor deles, apenas que eram grandes, brilhantes e irônicos, assim como os dois vincos nos cantos da boca rasgada, parênteses marcantes que se aprofundavam quando ela sorria, o que acontecia com frequência. Bochechas macias com sardas rosadas, almofadas de carne que pareciam quentes ao toque. Sem batom, os lábios cor de morango estavam sempre apertados, mesmo quando sorriam, como se ela não quisesse mostrar os dentes, um pouco grandes para a boca, os da frente meio lascados, tudo isso dando a impressão de estar sempre escondendo alguma coisa, uma risada, uma observação inteligente ou uma piada secreta fantástica."
A história se passa durante 20 anos, onde o casal, por mais distância que há entre os dois, cada um ficou vivo dentro do outro. Percebe-se o crescimento, amadurecimento, quedas, arrependimentos, tensões e muitos momentos reflexivos. Mostra que a vida nem sempre é aquilo que planejamos e esperamos, que sempre terá uma pessoa especial, pela qual você poderá contar. Uma história que, além de brincar com o tempo e espaço, conseguiu narrar três versões: a de Emma, de Dexter e dos dois juntos.
Emma é aquela que batalha na vida para conseguir o que quer fazer. Ela quer ser escritora de um livro para adultos. Atrás disso ela passa por obstáculos. E sua vida amorosa não é aquelas coisas. Romances mal sucedidos, mas sempre com uma pessoa em seu coração.
Dexter, ao contrário, leva a vida com a sorte que tem. Por ser bonito e carismático acaba conseguindo uma fama e dinheiro, muito dinheiro... mas, no final, quando há sua queda, ele percebe que não está fazendo aquilo que sua mãe sempre lhe disse... "seja uma boa pessoa". Ele, também, passa por momentos de grandes dificuldades e sempre encontra um refúgio em uma pessoa. Emma.
Dex e Em. Em e Dex. Que buscam o objetivo de ser feliz. Tem coisas que acontecem e simplesmente não dá para explicar. Chamam de destino, sorte, ou seja lá qual o nome que as pessoas dão. Pessoas que são destinadas a ficarem juntas... mas nem sempre é como elas querem. E por mais destinadas que sejam, a vida sempre prega peças.
- Posso dizer uma coisa antes de voltarmos à festa?
- Vai firme.
- Eu estou um pouco bêbada.
- Eu também. Vai nessa.
- Eu... senti sua falta, sabe?
- Eu também senti sua falta.
- Mas muito, muito, Dexter. Eram tantas coisas que eu queria contar, e você não estava por perto...
(...)
Emma se afastou um pouco para poder olhar para ele.
- Você jura que não vai mais desaparecer?
- Se você não desaparecer, eu não desapareço.
Os lábios dos dois se tocaram, bocas fechadas, olhos abertos, imóveis. O momento se manteve, uma espécie de confusão gloriosa.
Posso dizer que eles são perfeitos. Um para o outro. Se completam. E você pode estar dizendo que isso é clichê, mas, acredite, se ler, vai entender.
É um livro super interessante, emocionante, alegre, intenso e apaixonante, e com certeza, você vai se surpreender nos capítulos finais. Foi algo totalmente inesperado, quebrando o clímax total e entrando em outro completamente diferente. Aborda temas que, muitas vezes parei e me identifiquei com a personagem, naqueles momentos de reflexão. Não costumo a me emocionar com histórias, muito menos chorar, mas esse conseguiu arrancar umas boas lágrimas de mim.
Já está ficando difícil de classificar qual foi o melhor livro de 2011, viu? E ah, to super ansiosa para ver o filme baseado nesse livro. Espero que seja tão bom quanto o livro mesmo.
Super recomendado.
Preciso ler, preciso ler, preciso lerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! *-*
ResponderExcluirÉ, tá mesmo todo mundo falando que este está sendo um dos melhores de 2010.
ResponderExcluirNão sei nem qual escolher para ser o próximo na minha lista de leitura.
Beijos
Olá! Este livro é realmente muito lindo, eu adorei..espero reler. Ansiosa pelo filme, que espero seja tão bom quanto o livro.
ResponderExcluirBeijos,
Paula
http://tribooks.blogspot.com
Twitter:@Tri_Books
Estava esperando termionar de ler pra comentar aqui hoho
ResponderExcluire so tenho uma coisa a dizer: a vida prega peças.
A historia é linda e envolvente mesmo.. quando vc começa a ler so para qndo termina e vc se envolve numa forma que todo mundo vai querer ter um amor e amizade a la Dex e Em ♥.♥
e quando vai chegando no final ... houve uma surpresa pra mim inesperada com certos acontecimentos que me fizeram parar alguns minutos e depois chorar horrores..
muito lindo a historia de Dex e Em... sua resenha falou tudo *-*
xerus
A história desse livro parece ser perfeita!!!!!
ResponderExcluirAchei linda essa capa, mas preciso ter a do filme...e preciso ver o filme tb!!!!!
Não vejo a hora de ter a oportunidade para ler!
bjus
Ahhhh eu comprei esse livro essa semana! [último livro q eu compro esse mes, nao posso maiss!!! $$$ kkkk]
ResponderExcluirEstou esperando terminar de ler o livro O vendedor de Armas do Hugh Laurie para começar a ler Um dia!!!
Boa resenha!! =]
Beijos!!
To apaixonada por esse livro <3
ResponderExcluir