14 de outubro de 2011

Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen




Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 272

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive uma casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período da sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua voda transtornada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter pata onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe dos setor de animais.
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para Elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Jacob Jankowski, um velho senhor que vive numa casa de repouso hoje em dia - foi parar lá depois da morte de sua esposa - era um adorador de circo. Seus pais, quando ele tinha lá pelos 23 anos de idade, morreram num acidente de carro. Ele, estudante de veterinária numa faculdade famosa, desnorteado e muito abalado pela perda, larga tudo e cai na estrada. A história do livro se passa no hoje, com Jacob estando com 91 anos - ou 93 - de idade. Porém, a história se intercala entre meados de 1931 e depois volta para o momento atual. Vivendo naquela casa de repouso, ele é solitário, e nunca falou do que aconteceu pra ninguém, cercado pelo seu passado assombroso e de senhorinhas simpáticas.

Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles.
Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor.
Sintam-se à vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem - vocês já estão à vontade.
Malditos fantasmas!

Andando na estrada, depois que abandonou a faculdade, orfão e sem dinheiro, um trem passa por si, e aí que a história circense começa. Jacob pula no trem, O Esquadrão Voador do Circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra,  e arranja um trabalho. Ele vai mudando de "estágios", até conseguir um emprego como veterinário. Jacob sofre nas mãos de Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, chefe do setor de animais. 
 A cada vez mais ele começa a se sentir envolvido com o circo e aquela vida, e com o amor proibido que sentia por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e mulher de August, e por Rosie, a elefanta recém adquirida e aparentemente burra, só que de burra ela não tem nada.
 Mesmo vivendo na miséria e sofrendo constantes humilhações, Jacob se sente feliz por ter um emprego. E a cada dia que passa, se torna mais difícil conviver com Marlena e negar suas paixões, com a proximidade de ambos. Até que num momento, tudo explode!

- Ah não! - digo, em vão. - Vamos, Marlena. Olhe pra mim. Por favor.
Ela se senta direito e enxuga o rosto. Então, olha fixamente nos meus olhos.
- Você vai ficar comigo, Jacob?
- Marlena...
- Psiu. - Ela desliza até a beirada da cadeira e seu dedo toca meus lábios. Então escorrega para o chão e se ajoelha na minha frente, a poucos centímetros de mim, o dedo trêmulo ainda em meus lábios.
- Por favor - diz ela. - Eu preciso de você. (...)

O elo que une esse trio - Jacob, Marlena e Rosie - é a única chance de sobreviver nesses misterioso e cruel ambiente, onde nada exatamente é o que parece.

***

Eu amei esse livro! É lindo demais. Com certeza um dos meus favoritos, mesmo. A história é triste e envolvente. Mas apesar disso eu não chorei em nenhuma parte! Quando comecei a ler, me falaram pra eu me preparar para chorar muito, o que me desanimou um pouco, devo confessar, mas isso não acabou acontecendo. HAHAHA. Bom, aconselho a ler, sim, acho que é uma história diferente de todas, que mostra uma realidade seguida de outra, a do Jacob agora e do Jacob novo. Mostra o amor, e que ele pode superar tudo. É um livro romântico, mas, o diferencial é que ele não é aquele romance chiclete, meio enjoativo, e sim, é leve, e gostoso de ler. Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Ahhhhh eu sabia que vc ia gostar!! hahaha
    mas vc tem sangue da barata, Pri!! hahhahaha
    Eu chorei baldes com esse livro!! hahahhaha :S

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Esse livro ta na minha lista de leitura... Pena que toda vez que vejo uma promo to sem grana pois já gastei em outros livros, no mesmo dia... Não sei me controlar, principalmente em livrarias...
    Ótima resenha, me fez ficar com mais vontade ainda de ler, amo chorar lendo livros...
    Beijoss
    Bianca,
    Book mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Priscila!
    Adorei a sua resenha!!
    Também adorei este livro e pude conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem trabalha em circos itinerantes o que foi muito bacana! Uma pena não ter assistido ainda ao filme estrelado pelo Robert Pattinson, já vi ótimos comentários a respeito.
    Bjs.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é D+!!!!!!
    Confesso que comecei a ler pelo filme, mas me encantei com ele!!...dei muita risada e chorei bastante tb!!
    Super recomendadíssimo!!!

    bjus

    ResponderExcluir