16 de agosto de 2011

Resenha: A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Olá pessoas!
Como toda a terça, dia de postar uma resenha. Hoje escolhi um livro de uma autora nacional, que muita gente cita trechos dela. Sim, Clarice Lispector e o livro "A Hora da Estrela".
Clarice é uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma, escolhendo a literatura como bússola em sua busca pela essência humana.

"A nordestina Macabéa, a protagonista de "A hora da estrela", é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o  mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera. Clarice cria até um falso autor para seu livro, o narrador Rodrigo S.M., mas nem assim consegue se esconder. O desejo de desaparecimente, que a morte real logo depois consolidaria, se frustra. Entre a realidade e o delírio, buscando o social enquanto sua alma a engolfava, Clarice escreveu um livro singular. "A hora da estrela" é um romance sobre desamparo a que, apesar do consolo da linguagem, todos estamos entregues."



Sempre gostei muito de todas as citações e textos que li da Clarice Lispector. Apesar de usar uma linguagem um pouco difícil, o que torna esse livro uma leitura meio complicada, ela vai atingir um ponto fraco do ser humano: os sonhos, a busca pelo Eu, a ignorância de um ser, a fé que tudo irá melhorar; mostra a crença que aparece na hora do desespero, esperando um futuro melhor, quando a protagonista vai até a cartomante. Porém, uma coisa é certa: todos estão condenados pela morte. 
Não é um livro alegre, por causa do momento em que a autora passava, mas é interessante (depois que você se habitua na história - eu mesmo reli umas 4 vezes o começo para poder entender (sim, sou lerda ¬¬)). 
Recomendo.

Beeeijoo! :*

4 comentários:

  1. Será que eu tenho paciência de ler esse livro umas 4 vezes (o início, como você) pra poder me habituar? haha
    Complicado!

    ResponderExcluir
  2. Bom, comigo foi assim :S Lá pro final do livro que eu fui ligar umas coisas... mas eu gosto da Clarice *_*

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive curiosaidade par ler algum livro da Clarice, mas não tive oportunidade ainda...nossa do jeito que eu sou lerda tb vai ser difícil para entender algo tb..kkkk

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Clássicooo!!!
    Apesar de não ter o livro, eu já li ha mto tempo!
    Quero comprar... mas ficará para o próximo semestre, I think! kkkk

    Beijoss

    ResponderExcluir