27 de agosto de 2012

Livros podem manter você saudável: estude!


"Os livros agem como um tônico para o cérebro".


A neurocientista Susan Greenfield, sugere que a leitura ajuda a expandir a capacidade de concentração nas crianças: "histórias têm um começo, um meio e um fim - uma estrutura que encoraja nosso cérebro a pensar em sequência, a conectar situações, efeitos e significados", diz ela. "É essencial aprender essa habilidade quando criança, já que é quando o cérebro apresenta maior plasticidade; por essa razão, é tão importante que os pais leiam para os filhos. Quanto mais se faz isso, mais fácil desenvolver essa habilidade", ela acrescenta. 

Ler também ajuda a enriquecer nossos relacionamentos, acrescentando em nosso conhecimento o entendimento de outras culturas e nos ajudando a aprender a ter empatia, o Daily Mail aponta.

"Em um jogo de computador, você tem que resgatar a princesa, mas você não se importa com ela, seu único objetivo é vencer o jogo," explica Greenfield, "mas uma princesa em um livro tem um passado, um presente e um futuro; ela tem ligações e motivações. Podemos nos relacionar com ela, ver o mundo através dos seus olhos".

John Stein, professor emérito de neurociência do Magdalen College, de Oxford, diz que a leitura está longe de ser uma atividade passiva. "A leitura exercita o cérebro todo", explica ele. Ler histórias para crianças vai ajudar seus cérebros a desenvover capacidade de analisar a causa, efeito e significado dos acontecimentos.

Em 2009, um estudo de imagens cerebrais nos EUA, mostrou que a leitura sobre paisagens, sons, cheiros e sabores, ativa áreas do cérebro liagadas a essas experiências na vida real, criando novos caminhos neurais.Simplificando, os nossos cérebros simulam experiências reais, o que acontece quando você está assistindo TV ou jogando no computador. Também no ano de 2009, pesquisadores da Universidade de Sussex, mostraram como seis minutos de leitura podem reduzir os níveis de estresse por mais de dois terços, mais do que ouvir música ou sair para dar uma caminhada.

Fonte: Medindia




Sobre o Autor:
Priscila Guerra Priscila. 20 anos. Mora em São Carlos - SP. Estudante de Linguística na UFScar. Fã de Green Day e McFly. Chata, impulsiva, neurótica, alegre, boba, feliz, criativa, desligada, teimosa, ciumenta. Blogueira, aspirante à escritora. Devoradora de livros. Colecionadora de CDs, All Star, lapiseiras.

Um comentário: