3 de julho de 2011

Resenha: Férias - Marian Keyes

 Férias!
Autora: Marian Keyes
Editora: Bretrand Brasil
Páginas: 545

"Marian Keyes retrata o universo feminino de modo irreverente e cômico. As protagonistas não são beldades, elas têm problemas comuns a qualquer mortal. Em Melancia, o primeiro grande sucesso da autora, Claire é abandonada pelo marido com uma filha recém-nascida nos braços e volta para a casa dos pais. Rachel Walsh, personagem principal de Férias!, é irmã de Claire e, após perder o emprego em Nova York, ser deixada pelo namorado Luke Costello e quase morrer de overdose, é obrigada pelo pai a se internar em uma clínica para dependentes químicos na Irlanda. Pensando que iria para um spa curtir férias, Rachel se revolta quando descobre que está internada em um centro de reabilitação, e se recusa a admitir que tem sérios problemas, afinal, "não era magra o bastante para ser uma toxicômana". Ela precisará atravessar uma intensa jornada até reconhecer seus erros  e reconquistar as pessoas que mais ama"

Nesse livro, o foco é o uso de drogas. Marian Keyes sempre tentando inovocar e explorar novos horizontes, nos apresenta a história da Rachel, outra integrante da maluca família Walsh. Rachel tem a vida agitada em Nova York, um namorado que ela é completamente louca por ele, mas tudo está indo pro ralo quando ela começa a se envolver com drogas, e mais drogas.
Após a noite em que se dopou de calmantes, escreveu um poema nonsense falando que estava deixando esse mundo, Brigit (sua amiga e companheira de apartamento), telefona para o pai de Rachel, contando sobre o acontecido. Nisso ele vai buscá-la lá em Nova York para interná-la num centro de reabilitação em Dublin, o que ela tem convicção que é um lugar maravilhoso (um estilo SPA) e que irá passar umas "férias" até se sentir totalmente nova e recuperada.
Mero engano cara Rachel. Ela se depara num lugar em que as pessoas acordam cedo para ajudar no local e participar das atividades.  Com uma vontade louca de sair de lá, uma saudade imensa de Luke e de sua vida de antes, Rachel passa por altos e baixos, e mais, tenta avaliar até questões de sua infância, para que ela comece a aceitar que é uma viciada e possa seguir em frente, com uma vida nova.
O livro em si é muito bom, Marian soube explorar bem o assunto de uma maneira leve e cômica. Em alguns pontos, achei a leitura meio cansativa, pelo desenrolar da história. A autora alterna entre pontos do passado, com o presente, até que os dois se encontrem e deem sentido à história. A partir da metade do livro, mais ou menos,  a leitura se torna daquelas "eu preciso terminar de ler isso agora, já, nesse momento". E, uma coisa que eu achei bem interessante, é que a autora aborda um "trauma" de infância da personagem, e mostra como isso pode influenciar no futuro e presente.
Muito bem recomendado!

Até a próxima! :*

Um comentário:

  1. Eu ganhei esse livro em uma promoção, mas queria antes de ler este, ler Melancia tb...
    O livro parece ser muito bom, pena que é um pouco cansativo no começo, mas ainda bem que melhora depois!

    bjus

    ResponderExcluir